Qair entrega equipamentos e estimula a produção apícola no Rio Grande do Norte

Produtores de mel de Canafístula, comunidade localizada no município Alto do Rodrigues, no Rio Grande do Norte, receberam apoio para fortalecimento e ampliação da atividade apícola. A Qair, em parceria com a Adel, entregou à Associação Apícola de Canafístula, 10 kits que somam 80 colmeias apícolas completas; 10 conjuntos de equipamentos de proteção individual (EPIs), compostos por macacões apícolas, botas de borracha branca e luvas de borracha branca; 02 fumigadores; 02 formões; e, 60 quilos de cera de abelha alveolada.

Canafístula é uma das comunidades que integra a área de influência direta do Complexo Eólico Afonso Bezerra da Qair Brasil. É beneficiada com os Programas Socioambientais implementados pela Adel, em parceria com a Qair.

De acordo com Silvia Oliveira, Coordenadora Socioambiental da Qair, “promover a geração de renda e o desenvolvimento das comunidades, é viabilizar a inserção de jovens, adultos e mulheres em arranjos produtivos locais. Esse é um dos valores da Qair que fazem a diferença em todos os projetos que desenvolvemos” afirma.

A Associação possui 10 beneficiários inseridos no plano de investimentos, cujo objetivo é desenvolver a atividade apícola observando aspectos ambientais e de sustentabilidade econômica e social. Os materiais entregues impulsionarão a geração de renda e o desenvolvimento local da comunidade a partir do fortalecimento dos arranjos produtivos locais.

Segundo o sócio da Associação, Antônio Félix, 70 anos, os equipamentos vão permitir que os apicultores aumentem seus rendimentos por meio da produção e comercialização de mel e outros subprodutos apícolas. “Estamos satisfeitos. Hoje estamos recebendo os equipamentos da empresa Qair. Isso é um grande incentivo para nós apicultores, pois irá auxiliar na nossa produção. Nosso objetivo é fortalecer a atividade e principalmente, incentivar os jovens a continuarem”, enfatiza.

No Rio Grande do Norte a produção de mel de abelha é uma das atividades mais representativas da agricultura familiar, o que coloca o estado como 6º maior produtor do Nordeste, de acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Destaca-se que a atividade além de ser economicamente viável, colabora para a preservação ambiental e sensibiliza a comunidade para o trabalho coletivo. Os produtos oriundos da atividade também garantem às famílias ruais melhoria da segurança alimentar através de produtos de alto valor nutricional.

Qair e Adel
A Qair Brasil, subsidiária do grupo Qair International, é um produtor independente de energia (IPP), que opera a partir de fontes renováveis, há mais de 30 anos. O grupo possui uma base instalada no município de Afonso Bezerra, no Rio Grande do Norte. Além do Brasil, a empresa atua em Burkina Faso, França, Islândia, Itália, Marrocos, Ilhas Maurício, Polônia, Seychelles, Chade, Tunísia e Vietnã.

Já a Adel é uma organização sem fins lucrativos que foi fundada no Ceará, mas que hoje atua em todo o Nordeste. Sua missão é promover o desenvolvimento local por meio do empreendedorismo e do protagonismo de jovens e agricultores. A Adel oferece diversos serviços como: consultoria, assessoria e capacitação para o desenvolvimento local e territorial; gestão, gerenciamento e operacionalização de projetos de desenvolvimento local e territorial; elaboração, execução e gestão de Programas Socioambientais; dentre outros.