Projeto estimula uso sustentável de resíduos de camarão

Coordenado pela professora Cibele Soares Pontes, o projeto de extensão Utilização sustentável de resíduos da filetagem de camarão, vinculado ao programa Ações para o Desenvolvimento Rural Sustentável – AGROJundiaí, tem como objetivo o aproveitamento dos resíduos da filetagem de camarão, fazendo com que deixem de ser um problema ambiental em Pajuçara, distrito de São Gonçalo do Amarante.

A comunidade tem a pesca como atividade econômica e geração de renda, sendo a filetagem de camarão um destaque no local. Fazer com que esses resíduos passem a ser utilizados como uma nova fonte de renda é um dos objetivos dessa atividade de extensão.

A atividade dá continuidade ao trabalho realizado pelo projeto de pesquisa intitulado Diagnóstico Socioambiental e a Avaliação do Impacto Ambiental numa Comunidade Pesqueira, que foi coordenado pelo professor Fábio Magno e teve colaboração da estudante Jocinara Nicácio. Agora, ambos fazem parte das novas atividades que serão realizadas. Essa ação de extensão faz parte do projeto de pesquisa de mestrado que está sendo desenvolvido pela aluna Fabiana Borges, no Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento e Meio Ambiente (PRODEMA UFRN).

O projeto, que surgiu a partir de trabalhos de conclusão de curso de alunas de Aquicultura e Agroindústria da Escola Agrícola de Jundiaí (EAJ-UFRN), é interdisciplinar e envolve sustentabilidade, analisando os aspectos sociais, ambientais e econômicos. A proposta de promover atividades que possibilitem aos moradores enxergarem a utilização dos resíduos da filetagem de camarão como uma fonte de renda faz com que eles obtenham conhecimento sobre o aproveitamento desses resíduos, trazendo também a conscientização sobre responsabilidade ambiental. Além de promover a proteção do estuário presente no distrito. Leia mais