Potiguar Ítalo Ferreira vence 1ª bateria do surfe e se classifica para próxima fase em Tóquio

O Brasil já garantiu uma vaga na próxima fase do surfe masculino. O potiguar Ítalo Ferreira teve o privilégio, neste sábado (24), de abrir a primeira bateria de surfe da história das Olimpíadas. Ele, que é o atual campeão mundial do esporte e o vice-líder do ranking deste ano, confirmou o favoritismo e se classificou na primeira colocação para as oitavas de final da competição em Tóquio. A disputa foi realizada na praia de Tsurugasaki.

Em uma disputa acirrada, Ítalo levou vantagem ao apostar nos aéreos e fechou da liderança com 13.67 no somatório. Contra ele, surfaram Leonardo Fioravanti, da Itália, Hiroto Ohhara, do Japão, e Leandro Usuna, da Argentina. O japonês foi quem levou a segunda vaga, com nota de 11.40. Os dois primeiros colocados garantem lugar na próxima fase. O italiano Leonardo Fioravanti (9.43) e o argentino Leandro Usuna (8.27) vão para a repescagem.

O surfista natural de Baía Formosa, no Rio Grande do Norte, começou a bateria atrás do japonês, mas conseguiu, no último terço da bateria, duas manobras que lhe renderam notas altas. A maior delas foi fruto de uma manobra chamada de “Aero de Backside com Full Rotation”. O movimento é um dos mais pontuados da categoria, que tem notas variando de 0 a 10.

“Estou muito feliz. Estava muito ansioso antes da bateria, mas depois comecei a pegar onda e me divertir. Treinei muito para estar aqui. É muito especial pra mim”, disse o Ítalo após a disputa.

Gabriel Medina também se apresenta neste sábado, na quinta bateria.  A dupla brasileira está em chaves diferentes, o que permite uma disputa entre os dois pelo ouro olímpico. Tatiana Weston-Webb e Silvana Lima estão na disputa feminina.