Portugal sem mortes diárias por covid-19 pela 1ª vez em 8 meses

Martin Kallur/unsplash Portugal iniciou o desconfinamento gradual em 15 de março

Portugal não registrou nenhuma morte por covid-19 no último domingo (25.abr.2021). É a 1ª vez que isso acontece desde 2 de agosto de 2020. O fato ocorre no momento em que o país se prepara para entrar na última fase do desconfinamento.

O país de pouco mais de 10 milhões de habitantes acumula, de acordo com a DGS (Direção Geral da Saúde), 834.638 casos de covid-19 e 16.965 mortes pela doença.

Portugal viu a pandemia de covid-19 sair de controle em janeiro e enfrentou um lockdown severo durante 2 meses. Em 15 de março, começou gradativamente a liberar o funcionamento de comércios.

Embora as regras variem por região, a maior parte de Portugal está atualmente na penúltima fase do desconfinamento. Reabriram universidades, áreas internas de cafeterias e restaurantes, centros comerciais, cinemas e salas de espetáculos.

O processo está condicionado a uma matriz desenvolvida pelo governo local que conjuga dados do número de novos casos por 100 mil habitantes e o Rt (índice de transmissibilidade).

O último boletim epidemiológico divulgado pela DGS mostra que Portugal está na área verde, com 70,4 casos de infeção por 100 mil habitantes e Rt de 0,99.

Se a situação permanecer dessa forma, o país pode avançar para a última fase na próxima semana. Entre as medidas previstas estão o fim de horários restritivos para o funcionamento de restaurantes e cafeterias e a permissão para a realização de eventos exteriores e interiores (com limitação de pessoas).

Poder 360