Pesquisa aponta baixa confiança da população na Presidência, Congresso e STF

Uma pesquisa realizada pela Associação Paulista de Magistrados (Apamagis), aponta o índice de confiança da população em relação às instituições federais do país. Realizado no Estado de São Paulo, o estudo JUSBarômetroSP mostrou que a confiança e a avaliação positiva das instituições é maior entre as mulheres, explica a presidente Apamagis, Vanessa Mateus.

“Essa pesquisa faz um recorte interessante: mostra a diferença do nível de confiança entre homens e mulheres, entre bem informados e mal informados, pessoas com mais escolaridade e menos escolaridade. Isso nos permite traçar um panorama de quais caminhos a serem trilhados, porque o objetivo era saber como o Poder Judiciário é visto e por quem ele é visto dessa forma. Isso nos mostram condutas a serem trilhadas”, relatou ao Jornal da Manhã, da Jovem Pan, neste sábado, 29.

A pesquisa aponta que de 48% das pessoas de São Paulo avaliam como “ruim ou péssima” a atuação da Presidência da República, contra 28% que consideraram “ótima ou boa”, e 22%, regular. Em relação ao Congresso Nacional, 43% dos participantes avaliaram negativamente a atuação, sendo que 20% classificaram o trabalho dos senadores e deputados federais como “ótimo ou bom” e 34% como regular.

Quanto ao Judiciário, o resultado ponta 29% de avaliações positivas, 31% de negativas e 36% de regulares. No entanto, ao questionar a atuação do Supremo Tribunal Federal (STF), o estudo ponta de 37% dos cidadãos classificam as ações da Suprema Corte como “ruins ou péssimas”, 29% positivamente e 30% colocam como regular.

Fonte: Jovem PAN