Mossoró: Hospital São Luiz bloqueia 15 leitos de UTI por falta de kit intubação e insumos

Hospital de campanha tem muitos leitos bloqueados
Foto: reprodução

Dos 50 leitos de UTI Covid-19 do Hospital São Luiz em Mossoró, 11 estão bloqueados sem a possibilidade de receber pacientes por causa da falta de ‘kit intubação’ e outros 4 por falta de insumos, Os bloqueios começaram nessa terça-feira, 27/04. As informações constam no sistema RegulaRN/Lais UFRN.

Os leitos são contratados por meio de pactuação entre Governo do Estado (70%) e Prefeitura de Mossoró (30%).

Em contato com o Blog Saulo Vale, a diretora do Hospital São Luiz, Larizza Queiroz informou que tem entrado em contato com os entes (Prefeitura, Governo do RN e Ministério da Saúde, para resolução do problema.

A Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) se manifestou em nota sobre esse problema:

A Sesap esclarece que responsabilidade de abastecimento de insumos e medicação é do Hospital São Luíz, de acordo com a pactuação para o funcionamento dos leitos de UTI Covid, através de Termo de Ajustamento de Conduta. Os leitos do hospital que estão bloqueados, se dão por falta de kit de intubação, insumos que estão em escassez a nível nacional.

A Sesap informa ainda que, através da Unidade Central de Agentes Terapêuticos (Unicat), vem auxiliando hospital São Luís com envio de anestésicos.

Porém, a situação atual dos estoques da SESAP, voltados para a rede estadual, encontra-se no limite. Parte dos medicamentos está em processo de reposição, alguns com empenho já emitido e outros em finalização de aquisição. A Sesap mantém-se vigilante na busca por garantir a disponibilidade de insumos para manutenção da rede hospitalar.

Destacamos ainda que apesar da requisição ter sido feita pelo Ministério de Saúde aos produtores e fornecedores, o Rio Grande do Norte não vem recebendo esse suporte com regularidade, e não existe cronograma para o fornecimento por parte do governo federal.

Saulo Vale