Mês de Abril tem programação especial em comemoração ao Dia Mundial da Saúde

Em alusão ao Dia Mundial da Saúde, comemorado em 7 de abril, a Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap), por meio do Programa RN + Saudável,  Coordenadoria de Gestão do Trabalho e Educação na Saúde, Diretoria de Política Intersetorial e Promoção à Saúde, Coordenadoria de Vigilância em Saúde e a Coordenadoria da Atenção à Saúde, organizaram uma programação especial com eventos online neste mês.

Com o tema “Construindo um mundo mais justo e saudável!”, proposto pela Organização das Nações Unidas (ONU), será realizado um webnário nesta quarta-feira (7), às 14h30, no canal da Sesap-RN no Youtube.

A Governadora Fátima Bezerra abrirá o evento com um vídeo em homenagem aos trabalhadores e trabalhadoras da saúde pelo reconhecimento do exercício profissional no contexto da pandemia. Em seguida, o secretário de Estado da Saúde, Cipriano Maia, fará uma contextualização do cenário sanitário e leitura da Carta de Intenção com recomendação aos municípios.

Dando continuidade ao evento, o educador físico da UFRN, Leônidas Oliveira abordará o tema: “As práticas saudáveis e o autocuidado”. A enfermeira Gracildes Almeida, da UBS José Leão de Mossoró, e a pedagoga Francinete Melo, do Conselho Estadual de Saúde debatem  sobre o direito à vacina e a saúde das populações vulneráveis.  O webnário será mediado pela coordenadora do Programa RN + Saudável,  Teresa Freire.

Dentro da programação em referência ao Dia Mundial da Saúde, nessa quinta-feira (8), haverá ações de orientação sobre resíduos gerados em quarentena e apresentação da Lei n° 10.859, de 30 de março de 2021, que estabelece normas para o correto descarte de máscaras e outros Equipamentos de Proteção Individual – EPI’s, com a participação da Subcoordenadoria de Vigilância Ambiental da Sesap.