Mais de 100 filhotes de tartaruga são soltos em praia no RN

Mais de 100 filhotes de tartaruga da espécie tartaruga-de-pente ganharam o mar na tarde desta segunda-feira (23) no Rio Grande do Norte. A soltura aconteceu na Praia de Cabo de São Roque, litoral Norte do estado, que atualmente abriga 106 ninhos da espécie ameaçada de extinção.

Por causa da pandemia, a soltura não pôde ser acompanhada pela população local, como de costume, para evitar aglomerações. Os nascimentos dos filhotes ocorre até o fim de março. Aqueles que conseguirem exercer seu ciclo de vida, voltarão ao mesmo ponto, depois de 25 anos, para desovar filhotes.

A soltura foi acompanhada pela Associação de Proteção e Conservação Ambiental Cabo de São Roque e pelo Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente do estado (Idema).

“Aqui é uma área prioritária para desova dessas tartarugas. Então fizemos uma cooperação com a ONG que já vem atuando há cinco anos nessa área. Vimos aqui o monitoramento, o recolhimento de alguns ninhos, para preservá-las, por causa do trânsito de veículos”, disse Leon Aguiar, diretor geral do Idema.

“Esse animal tem uma vida complexa. 99% do seu ciclo de vida está na água e apenas 1% na terra. E nesse 1% é que realizamos pesquisas científicas e nosso trabalho de conservação da espécie”, disse Lucas Veríssimo, presidente da APC Cabo de São Roque.

Fonte: G1 RN