Mais de 100 empresas participam do ‘dia livre de impostos’ em Natal e posto vende gasolina a R$ 2,28

Mais de 100 empresas de Natal realizaram um “protesto” contra a alta carga tributária e participam do “Dia Livre de Impostos”, nesta quinta-feira (27), segundo a CDL Jovem Natal.

Um posto de combustíveis da capital vendeu gasolina a R$ 2,28. Na data, os empresários comercializam alguns produtos com valor menor – com o desconto equivalente ao valores de impostos pagos.

De acordo com o presidente da CDL Jovem Natal, Matheus Mascena, a ideia é mostrar claramente o valor dos impostos em cada mercadoria e conscientizar a população sobre necessidade de uma reforma tributária no país.

Os descontos e os produtos, no entanto, foram limitados. No caso do posto de combustíveis, a ação vendeu 4 mil litros, atendendo 200 veículos com 20 litros. A fila começou ainda por volta das 23h de quarta-feira (26).

“No dia do DLI nossa ação materializa como os impostos representam grande parte dos preços dos produtos. É por isso que os lojistas participantes comercializam neste dia mercadorias e serviços sem repassar o valor dos tributos aos clientes. Tem produto que o valor do imposto chega a ser 37% do preço final, como é o caso dos combustíveis”, afirmou Matheus.

O Dia Livre de Impostos foi criado pela Câmara de Dirigentes Lojistas Jovem em 2003 e acontece em todos os estados do país em mais de 1.200 cidades.

G1 RN