Empreendedor investe na cultura bananeira com tecnologia de mudas da Emparn

Herman Lima, jovem empreendedor rural do povoado de Santa Fé, localizado na região de Mossoró/RN, resolveu investir nesse período da pandemia na cultura da bananeira. Para isso buscou orientações no mercado e chegou à Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (Emparn).

“Nunca trabalhei com plantação, mas fiz pesquisas, conheci o laboratório da eMPARN ano passado pois tive interesse na cultura da banana. Fiquei satisfeito com o que vi, com a seriedade do trabalho e fiz a encomenda de 200 mudas há dois meses”, disse Lima.

O trabalho de multiplicação de mudas em laboratório foi iniciado em 2007 quando a Emparn implantou, na Estação Experimental do Jiqui, em Parnamirim/RN, um matrizeiro com nove cultivares de bananeira, todas provenientes da Embrapa Fruticultura Tropical. Além do matrizeiro, a Estação recebeu um Laboratório de Biotecnologia, estufa de nebulização e telado.

Utilizando a técnica de micropropagação, as mudas apresentam características elevadas de fitossanidade, precocidade e produtividade, conferindo plantações mais sadias, produtivas e sustentáveis.

A técnica é executada há mais de 10 anos sob a coordenação da pesquisadora Fátima Dutra, mestre em Genética e Biologia Molecular e doutoranda em Meio Ambiente e Desenvolvimento.

Dotadas de genética e tecnologia, as mudas permitem a reprodução em larga escala durante qualquer época do ano e, assim, apresentam alta produtividade. As mudas são tolerantes ao mal-do-Panamá, além de serem resistente às pragas Sigatoka-amarela e à Sigatoka-negra.

Os interessados em adquirir mudas de banana, das variedades BRS Princesa e Pacovan podem fazer encomendas pelos seguintes contatos: 84. 98852-4735 (ligações e zap) ou 84.3232-5864.