Desembargadora Zeneide Bezerra toma posse como vice-presidente do TJRN nesta quinta (7)

Maria Zeneide Bezerra dedica-se à magistratura estadual desde 1980 e tornou-se desembargadora em 25 de agosto de 2010. A partir desta quinta-feira (7), ela assume a Vice-Presidência do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte.

Nascida em Parnamirim, a magistrada atuou na 2ª Câmara Cível do TJRN e notabilizou-se à frente da Coordenadoria Geral do Núcleo de Programas e Projetos Socioambientais (NAPS) do TJ potiguar, criando programas como o Justiça na Praça, Justiça e Escola e na realização de mais de 5 mil casamentos civis em cerimônias comunitárias, organizadas pela Justiça do Rio Grande do Norte.

Presidiu no biênio 2019-2020 o Comitê de Valorização Feminina no âmbito do Poder Judiciário do Estado do Rio Grande do Norte (Feminina), abrindo uma fase de novo olhar sobre o papel da mulher na Justiça potiguar, e o Grupo de Monitoramento e Fiscalização dos Sistemas Carcerários e de Atendimento Socioeducativo do Estado do Rio Grande do Norte (GMF/RN), desenvolvendo diversas parcerias com o Conselho Nacional de Justiça (CNJ), trazendo para o RN iniciativas como o Escritório Social, para atendimento à diversas demandas da população carcerária no caminho da ressocialização.

A desembargadora, bacharel em Direito pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), atuou como juíza nas comarcas de Touros, São Gonçalo do Amarante, Tangará e Ceará-Mirim, onde foi diretora do Fórum.

Maria Zeneide Bezerra, enquanto desembargadora, também foi membro titular do Conselho da Magistratura (2011-2013), presidente da Câmara Criminal (2013-2015), presidente do Tribunal Regional Eleitoral do RN (2015) e corregedora-geral de Justiça (2017-2018).