Deputada cobra transparência do Governo sobre compra de vacinas para o RN

Diante darecente decisão do Supremo Tribunal Federal, autorizando estados e municípios a comprarem vacinas contra a Covid-19, a deputada estadual Cristiane Dantas (Solidariedade) apresentou na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte um requerimento para que seja apresentado um plano com estimativas, calendários, quantidades, a quem será feita a compra e a previsão orçamentária acerca da aquisição de vacinas contra a Covid-19 (Coronavírus) para o Rio Grande do Norte.

A solicitação foi direcionada à governadora, Fátima Bezerra, e ao secretário estadual de Saúde, Cipriano Maia. “Como o Estado já manifestou interesse em adquirir as vacinas, é necessário que apresente informações seguras, transparentes e coerentes acerca dessa possível compra, visto já termos tido problemas com aquisição de respiradores junto ao Consórcio Nordeste, onde tivemos um calote de R$ 5 milhões em recursos públicos”, argumentou a parlamentar.

Para Cristiane, a futura aquisição dos imunizantes não deveria ser viabilizada em compra coletiva pelo Consórcio Nordeste. “Já são mais de seis meses sem informações sobre o destino dos R$ 5 milhões destinados aos respiradores. O governo não pode incorrer no mesmo erro de adquirir a vacina através do Consórcio, sob o risco de termos um novo calote e isso seria inadmissível”, frisou.

No requerimento, a deputada também solicita que, sendo possível, a aquisição só seja feita para vacinas contra a covid-19 devidamente autorizadas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), afim de evitar risco à saúde da população potiguar.