CREF16/RN encontrou 108 academias irregulares no estado e 113 pessoas em exercício ilegal em 2020

O Conselho Regional de Educação Física da 16ª Região divulgou o balanço das fiscalizações realizadas pela entidade em 2020 e, mesmo com a pandemia do novo coronavírus, atingiu o número de 1041 inspeções em academias, clubes, escolas, espaços públicos, condomínios e no meio digital. O número de academias e outros espaços de atividade física com alguma irregularidade também foi elevado, 108 foram encontrados e notificados. Desses, 70 eram locais sem o registro no Conselho Regional
de Educação Física que autoriza o funcionamento.

O CREF16/RN também ficou de olho na atuação de pessoas em exercício ilegal da Profissão de Educação Física e encontrou 113 cometendo a infração. Essas pessoas foram notificadas e algumas delas já estão respondendo processos por causa da conduta. “A função do CREF16 é fiscalizar e assim fizemos.

O maior problema foi detectar o exercício ilegal nos treinamentos virtuais. Mas, neste ponto tivemos a ajuda da sociedade que sempre denunciava e continua denunciando esta prática. Prova que as pessoas não estão dispostas a serem enganadas pelos falsos profissionais. Ficam nossos agradecimentos e o pedido que assim continuem”, disse o presidente do Conselho Regional de Educação Física da 16ª Região, Francisco Borges de Araújo.

FISCALIZAÇÃO NA INTERNET

Em 2020, o CREF16/RN intensificou o trabalho de fiscalização no ambiente digital, que registrou crescimento no número de pessoas em exercício ilegal da profissão por causa da busca por acompanhamento online, causado pelo isolamento social imposto pela pandemia do novo coronavírus. Por causa disso, o Conselho aumentou o número de fiscalizações nas redes sociais. Mais de 90 fiscalizações online foram realizadas e os infratores identificados, notificados e com casos encaminhados para o Ministério Público e polícia.