Com taxa de ocupação acima de 95%, RN termina semana com 11 leitos públicos a menos para tratamento da Covid-19

Leitos para Covid-19 em Natal. — Foto: Cícero Oliveira/Agecom/UFRN

O número de leitos públicos para Covid-19 caiu entre a última segunda-feira (12) e esta sexta-feira (16) no Rio Grande do Norte. São 11 leitos a menos, de acordo com dados levantados pelo G1 nos dois dias, no sistema Regula RN – usado para regulação de pacientes.

A redução ocorre em um momento em que o estado enfrenta taxa de ocupação acima de 95% e fila de espera por UTIs. Por volta das 13h desta sexta (16), 46 pessoas estavam cadastradas no sistema à espera por um leito crítico. Por causa da situação crítica da Covid-19, o governo do estado prorrogou o decreto que determina toque de recolher e limita funcionamento de estabelecimentos até o próximo dia 23.

Na manhã última segunda (12), o Regula RN registrava um total de 857 leitos – 396 leitos críticos e 461 leitos clínicos. No início da tarde desta sexta-feira (16), havia 11 leitos a menos. Eram 391críticos e 455 clínicos, totalizando 846.

O número de leitos retirados do sistema não tem relação com leitos bloqueados por razões como manutenção, falta de insumos ou pessoal, higienização, entre outras. Os leitos bloqueados continuam no sistema.

O Rio Grande do Norte atingiu o maior número de leitos críticos operacionais, ao longo de toda a pandemia, nos dias 3 e 4 de abril, quando havia 377 leitos em uso ou pronto para uso. Atualmente, são 371, segundo o sistema.

Em nota, a Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) afirmou que “no período apontado foram excluídos da plataforma Regula RN leitos clínicos sob responsabilidade da Prefeitura de Parnamirim, sem motivo apresentado à Sesap, e críticos da Liga Contra o Câncer, que não foram habilitados pelo Ministério da Saúde”

G1 procurou a Secretaria Municipal de Parnamirim e a Liga Contra o Câncer para saber o motivo do descadastramento dos leitos, mas não recebeu retorno até a última atualização desta matéria.

Dentro do período, ainda foram descadastrados e recadastrados leitos críticos que haviam sido excluídos no Hospital Universitário Onofre Lopes (HUOL), após a Sesap encaminhar insumos à unidade.

G1 RN