Caged: Brasil cria 394,9 mil vagas com carteira assinada em outubro

 (Lucas Landau/Reuters)

O saldo entre contratações e demissões no mercado formal de trabalho no Brasil ficou positivo em 394.989 em outubro, segundo dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados divulgados nesta quinta-feira pelo Ministério da Economia.

O resultado é o melhor para o mês de outubro desde 1992, início da série histórica da pesquisa. O número veio melhor que o projetado por analistas do mercado financeiro, que previam abertura de 220 mil vagas.

Com o dado de outubro, o país completa quatro meses seguidos de geração líquida de postos de trabalho. O ritmo de contratações acelerou em relação ao registrado em setembro, quando 313,5 mil empregos com carteira foram criados, descontadas as dispensas.

Apesar da sequência de dados positivos, o saldo acumulado do ano ainda é de perda de 171.139 postos, número influenciado principalmente pelas demissões registradas entre abril e maio.

Em comunicado, o Ministério da Economia afirmou que o resultado até outubro, embora negativo, é melhor que os registrados em 2015 e em 2016, quando o país estava em recessão.

Fonte: Exame.com