Assentados potiguares recebem títulos da terra após 25 anos de espera

Cento e trinta e quatro famílias de agricultores dos assentamentos Cabelo de Nego e Cordão de Sombra, ambos no município de Mossoró (RN), a 280 quilômetros da capital, Natal, receberam os títulos definitivos de sua terra. O documento chega às mãos das famílias depois de 25 anos de espera.

Conforme o superintendente do Incra no Rio Grande do Norte, Marcelo Gurgel, além de assegurar a propriedade definitiva das terras, os títulos trazem outros benefícios. “Com a propriedade da terra o agricultor pode acessar valores maiores de crédito bancário para investimento em sua plantação”, diz Gurgel.

Vladimir de Paula Tavares é presidente do Assentamento Cabelo de Nego e foi um dos 68 beneficiados com os títulos. “Foi muito tempo de espera, a partir de agora podemos encher o peito para dizer que a terra é nossa. Isso é muito gratificante para o agricultor. Hoje cada um aqui pode afirmar que tem algo que é seu”.

A superintendente substituta, Leilianne Gurgel também participou do evento e destacou a importância dessa ação para os assentados. “A entrega do Título de Domínio da Terra a essas famílias representa principalmente dignidade e acima de tudo a esperança de dias melhores para esse povo trabalhador e batalhador. A equipe do órgão se empenhou para que esse momento viesse a acontecer”.