AGRONEGÓCIO: Núcleo de inovação e tecnologia fortalecerá o setor leiteiro do RN

Produtores participaram do lançamento do Núcleo de Inovação e Tecnologia do Leite (Foto:Moraes Neto)

Fomentar o desenvolvimento regional por meio do fortalecimento da cadeia produtiva do leite. Esse é o principal objetivo do Núcleo de Inovação e Tecnologia do Leite e Valorização do Queijo Artesanal – NITAL lançado pelo Laboratório de Qualidade do Leite (Laboleite), na Escola Agrícola de Jundiaí, em Macaíba.

A parceria conta com o apoio do Sebrae no Rio Grande do Norte e da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). A apresentação marcou o Milk Day 2018 (Dia do Leite), comemorado nesta quarta-feira (19). A expectativa é de que, em outubro próximo, o Sebrae e a UFRN assinem um acordo de cooperação técnica no Espaço Empreendedor do Sebrae durante a Festa do Boi, no Parque de Exposições Aristófanes Fernandes, em Parnamirim.

Com a oficialização do termo de cooperação, o NITAL deverá facilitar o acesso à pesquisa, ao desenvolvimento e à inovação aos empreendedores da cadeia produtiva do leite atendidos pela instituição de apoio às micro e pequenas empresas. “Essa será mais uma possibilidade de o produtor rural alavancar os negócios”, explica o gestor estadual do Projeto Leite e Genética do Sebrae no Rio Grande do Norte, engenheiro-agrônomo Acácio Brito.

Dentre as atividades planejadas pelo Núcleo e que poderão facilitar o trabalho do produtor, estão o apoio à ações voltadas para o resgate histórico, para a produção e para o consumo do queijo artesanal; fortalecer ações em prol do melhoramento genético dos rebanhos; valorizar a produção e conservação de forragens e incentivar o desenvolvimento de sistemas de produtos orgânicos.

Leia mais….