Webinar Comunicação Científica #12: Contaminação da água: causas, efeitos para o ambiente e saúde humana. O que preciso saber?

Com a Bióloga Lucicleide Ângelo , Especialista em Educação na Saúde (Instituto Sírio-Libanês de Ensino e Pesquisa, São Paulo-SP) e Mestre em Ciência e Tecnologia Ambiental (UTFPR, Curitiba-PR). Atualmente é pesquisadora, doutoranda do Programa de Ecologia e Conservação (UFPR, Curitiba-PR). Tem experiência na linhas de pesquisa de Tratamento e Potabilidade de Água, Toxicologia Ambiental e Ecotoxicologia.

“A contaminação de ambientes aquáticos prejudica a qualidade do ambiente, o que por sua vez influencia na vida de animais e de nós seres humanos. Atualmente, vários estudos têm demonstrado a presença de diversos contaminantes em rios, lagos, oceanos, águas subterrâneas e até mesmo na água potável que sai das nossas torneiras. Por outro lado, estudos têm mostrado ainda os inúmeros efeitos que estas substâncias podem causar nos animais, nos quais alguns efeitos podem, inclusive, afetar a reprodução de uma espécie. Entretanto, estas substâncias não prejudicam apenas os animais! Alguns estudos têm, por exemplo, relacionado a exposição de pessoas a um determinado contaminante e a incidência de câncer. Peixes, carnes, leites, frutas, verduras, água… indiretamente somos bombardeados por situações que nos colocam expostos a estes contaminantes, como através da ingestão de alimentos e da água portável. Tomamos então doses diárias de vários contaminantes? De onde vem os alimentos que eu consumo? A água que eu bebo? Será que também podem estar contaminados?”, Lucy Silva.