Mais de 7 milhões de pessoas morrem a cada ano de câncer no mundo, diz OMS

OMS estima que 1,5 milhão de mortes anuais por câncer poderiam ser evitadas com medidas adequadas em todo o mundo (Fábio Pozzebon/Agência Brasil)

Cerca de 7,6 milhões de pessoas no planeta morrem em decorrência do câncer todos os anos, segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS). Do total, 4 milhões têm entre 30 e 69 anos. A menos que sejam tomadas medidas urgentes para aumentar a conscientização sobre a doença e desenvolver estratégias práticas para lidar com o câncer, a previsão para 2025 é de 6 milhões para a mesma faixa etária. Estima-se que 1,5 milhão de mortes anuais por câncer poderiam ser evitadas com medidas adequadas.

A Organização Mundial da Saúde tem como meta reduzir em 25% os óbitos por doenças não transmissíveis até 2025. Celebrado em 4 de fevereiro (esta terça-feira), o Dia Mundial do Câncer chama atenção ao redor do mundo para ações efetivas para ampliar o acesso ao diagnóstico precoce.

Em prol do acesso ágil ao diagnóstico precoce do câncer, foi aprovada no Congresso Nacional a Lei dos 30 Dias, que estabelece o prazo de no máximo um mês para a realização de exames necessários que confirmem o diagnóstico de câncer no sistema público. A lei foi sancionada pelo vice-presidente Hamilton Mourão, no exercício da Presidência em 2019, dentro da campanha de “Outubro Rosa”.

A nova lei se torna efetiva e passa a valer de verdade após o processo de análise e regulamentação encabeçado pelo Ministério da Saúde. A pasta tem até 28 de abril deste ano para fazê-lo. Caso contrário, milhares de pacientes com câncer continuarão poderão ficar desamparados sem um prazo máximo para serem diagnosticados, impedindo o início rápido do tratamento e as chances de cura.

Fevereiro ainda aborda a conscientização de combate à leucemia. A campanha traz a cor laranja e ganha destaque e alerta sobre a prevenção e importância da doação de medula óssea.

A Cooperativa Médica do Rio Grande do Norte (Coopmed), por exemplo, encara a campanha com seriedade e chama atenção em especial para a doação da medula óssea, que é um procedimento simples que pode ser resolvido com a doação de sangue no Hemornorte.

Para o presidente da Coopmed, Marcelo Cascudo, ações como o Dia Mundial do Câncer são fundamentais para que os temas recebam maior atenção da população e do governo.

“A aprovação da Lei dos 30 dias tem potencial de salvar milhares de pessoas, e essa vitória só foi conquistada graças à mobilização de entidades e profissionais engajados nesta causa”, finaliza.

Agora RN