Lambedor à base de malvarisco combate gripes, resfriados e rouquidão; saiba como fazer

Lambedor à base de malvarisco combate gripes, resfriados e rouquidão; saiba como fazer — Foto: Iara Nóbrega/Inter TV Costa Branca

No Sítio Melancias, zona rural de Mossoró, a dona de casa Esdras Silva sempre faz a receita. “Aqui em casa eu utilizo quando alguém está gripando ou tossindo. Toma um pouquinho do lambedor, pronto, resolvido o problema”, disse.

A farmacêutica Teresinha Brito, coordenadora do Projeto Farmácia Viva da Ufersa, explica que o uso da planta no “combate a gripes, resfriados e rouquidão na garganta está associado à ação antimicrobiana e anti-inflamatória”.

A coordenadora fala que no preparo do lambedor a planta libera uma espécie de mucilagem que protege a mucosa da garganta. “Essa ação anti-inflamatória vai combater esses sinais e sintomas característicos de doenças respiratórias”, ressalta.

Planta tem propriedades farmacológicas reconhecidas: ações anti-inflamatórias, antimicrobianas e analgésicas — Foto: Cedida

É importante ressaltar também sobre o cultivo do malvarisco. O ideal é que replante e troque de local a planta a cada seis meses. “Na hora do preparo do lambedor, o ideal é que as folhas mais jovens e mais vistosas sejam coletadas. Evite as folhas mais velhas que tenham alguma característica de mofo ou coloração amarelada”, disse a farmacêutica.

Confira abaixo a receita completa do lambedor:

Ingredientes

  • 30 a 40 folhas de malva
  • 1 xícara de açúcar

Modo de fazer

Colocar os ingredientes na panela alternando entre uma camada de malva e outra camada de açúcar até colocar a última folha. Leva ao fogo até desidratar, e ficar em uma consistência viscosa de mel. Para guardar o lambedor, utilize um vidro escuro. Caso não tenha, pode envolver o vidro com papel alumínio. Importante identificar, datar e conservar na geladeira.

Consuma em até um mês.

Do G1 RN/TV Costa Branca