Gestante é vacinada e bebê nasce com anticorpos contra a Covid-19

Um bebê nasceu com anticorpos contra a Covid-19 no Estados Unidos após a mãe ser vacinada contra a doença durante a 36ª semana de gestação. A mulher é profissional de saúde e foi imunizada com a fórmula da Moderna. Este é o primeiro caso registrado no mundo decorrente da vacina.

A situação foi relatada em um estudo publicado em pré-print, na plataforma medRvix, ou seja, ainda precisa ser revisado pela comunidade científica.

O neném nasceu três semanas após a mãe tomar a vacina, de parto normal e espontâneo. Os anticorpos específicos para proteger contra a Covid-19 foram encontrados no cordão umbilical.

“Demonstramos que os anticorpos anti-Sars-CoV-2 IgG são detectáveis em uma amostra de sangue do cordão umbilical de recém-nascidos após uma única dose da vacina. Portanto, há potencial para proteção e redução do risco de infecção do Sars-CoV-2 com a vacinação materna”, escrevem os pesquisadores.

Eles alertam que, apesar da importância da descoberta, ainda é preciso fazer mais estudos para quantificar os anticorpos em bebês de mães vacinadas e incluir gestantes e lactantes nos estudos clínicos que determinam a eficácia e segurança dos imunizantes.

Fonte: Metrópoles