RS decreta ‘bandeira vermelha’ em todo Estado por causa da covid-19

O governo do Rio Grande do Sul decretou, nesta 6ª feira (27.nov.2020), bandeira vermelha em todo território gaúcho. É o 2º grau mais rígido de medidas. Apenas a preta indica restrições mais severas para mitigar a pandemia de covid-19.

É a 1ª vez que todas as 21 regiões gaúchas ficam na bandeira vermelha desde 11 de maio, quando começou a valer o Plano de Distanciamento Controlado. De acordo com o governador Eduardo Leite (PSDB), este é o pior momento da pandemia de covid-19 até agora no Estado.

Leite considera que o Rio Grande do Sul passa por uma 2ª onda de contágio da covid-19. “Estamos de fato vivendo uma 2ª onda de coronavírus aqui no Rio Grande do Sul e também em outras regiões”. Leite fez 1 apelo para que os gaúchos “se cuidem, evitem aglomerações, evitem contatos desnecessários”.

PIORA DE CENÁRIO

Na 5ª(26.nov), o Rio Grande do Sul tinha 1.183 pacientes internados com covid-19 e 775 em leitos de UTI. Os leitos disponíveis ficaram no menor nível desde o início do plano: 0,67.

O indicador que mede a capacidade de atendimento do Estado como 1 todo está na bandeira preta (risco altíssimo). É o mesmo caso de 5  macrorregiões: Metropolitana, Serra, Missioneira, Centro-Oeste e Norte.

Na última semana, 21 mil pessoas foram diagnosticadas com covid-19 no Rio Grande do Sul.

Fonte: Poder 360