Número de mortes em acidentes de trânsito no Brasil passa de 450 mil em 10 anos

Quase meio milhão de pessoas morreram em acidentes de trânsito no Brasil em 10 anos. Entre 2007 e 2018, 477.600 brasileiros perderam a vida a um custo financeiro de R$ 1,5 trilhão aos cofres públicos. O valor representa quase duas vezes a redução de gastos esperada com a reforma da Previdência em uma década. As informações são da repórter Maju Arruda Leite, da Rádio Bandeirantes.

O levantamento foi realizado pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada com base em dados do Datasus, a partir das certidões de óbitos. A maioria das vítimas é de jovens entre 18 e 34 anos de idade, uma faixa economicamente ativa.

Segundo o pesquisador da Comissão Econômica para a América Latina no Ipea, Paulo César Pêgas, os gastos incluem a perda de capacidade de produção, despesas hospitalares, entre outros.

A redução da agilidade, como a capacidade ao atravessar a rua com segurança, transforma o idoso na segunda maior parte no número de mortos no trânsito.

Já as mortes envolvendo motocicletas aumentaram progressivamente a partir de 2009, ultrapassando as de automóveis.

De acordo com o pesquisador do estudo, Paulo César Pêgas, no período anterior à pandemia, a cada dez leitos do SUS, quatro eram internações de motociclistas. 

Acidentes envolvendo motocicletas já são a maior causa de afastamento por acidentes de trabalho, segundo dados de 2019 do Ministério da Economia.

Fonte: Band/UOL