Na PB Estudantes se opõem a Escola Integral e cobram melhorias

O Governo do Estado anunciou a criação de mais Escolas Cidadãs Integrais, aumentando para 100 o número de escolas contempladas com o projeto. Porém, estudantes tem protestado contra a mudança na Educação.

“A proposta de ensino integral é ótima porque coloca mais condições de aprendizado para o aluno, no entanto para que o ensino integral se viabilize é necessário que as escolas tenham estrutura para isso”, conta Jonata Silva, estudante da rede estadual e representante da Associação Paraibana dos Estudantes Secundaristas (APE).

Segundo o estudante, a situação de banheiros dos colégios estaduais, qualidade das merendas, falta de laboratórios, ginásios e até a remuneração dos professores precisariam ser reavaliados antes da escola integral ser colocada em prática.

“Colocar o ensino integral da maneira que está sendo colocado aqui no nosso estado, na nossa opinião é inviável porque não temos estrutura para isso”, ressalta.

As escolas integrais já estão presentes em algumas cidades paraibanas. No total, onze mil alunos são contemplados em 2017. Com a abertura de mais cem em 2018, mais de 35 mil alunos vão fazer parte desse estilo de ensino.

Jonata estuda no Lyceu Paraibano, uma das principais e mais antigas instituições de ensino de João Pessoa. O Lyceu ainda não está na rota das escolas integrais para o próximo ano, mas para o estudante, isso é mais um motivo de preocupação.
MaisPB