Médicos usam celulares para fazer cirurgia durante apagão na Maternidade

Médicos fazem cirurgia com auxílio de celulares durante apagão em maternidade de Teresina — Foto: Arquivo Pessoal/Samuel Rego

A Maternidade Dona Evangelina Rosa, em Teresina, ficou sem energia elétrica de 13h30 às 18h de sexta-feira (5) após a queda de uma das fases do sistema da unidade hospitalar. Durante o apagão, médicos tiveram que atender os pacientes e até mesmo realizar procedimento cirúrgico com o auxílio da luz de aparelhos celulares.

A instabilidade na rede elétrica teria afetado toda a região do entorno da unidade. Segundo a direção da maternidade, como a rede do local é trifásica, o gerador não reconheceu a falta de energia e por isso não funcionou em princípio.

“Imediatamente após tomar conhecimento da instabilidade de energia no Centro Cirúrgico, a equipe de manutenção da Casa desligou a chave geral e o gerador foi acionado e funcionou normalmente”, disse a nota.

De acordo com a direção, a companhia responsável pelo fornecimento de energia, Equatorial, foi acionada e esteve na maternidade, no entanto, a instabilidade na rede elétrica na região continua. Porém, os grupos geradores da Evangelina estão funcionando normalmente, mantendo a casa energizada.

“Aguardamos que o problema seja resolvido pela companhia fornecedora o mais breve possível para evitar danos maiores”, diz a nota.

O presidente do Sindicato dos Médicos do Piauí (Simepi), Samuel Moreira Rego, postou no Facebook fotos da maternidade e Hospital de Urgência de Teresina (HUT) sem energia, e reclamou sobre o problema.

“Maternidade Dona Evangelina Rosa ( Hospital do Estado) e HUT (Hospital da Prefeitura de Teresina) funcionando ontem à luz de lanterna de celular. Até quando os gestores seguirão desprezando a saúde pública do nosso povo? Enquanto isso, médicos trabalham sobrecarregados no limite do estresse para cumprirem sua missão de salvar vidas”, declarou.

Em nota, a direção do HUT informou que a energia faltou 18h30 de sexta-feira e voltou somente às 5h deste sábado (5). Contudo, a unidade hospitalar possui quatro grupo geradores que alimentam o Pronto Atendimento, Centro Cirúrgico, UTI’s, além de lâmpadas e tomadas alternadas por todo hospital.

“É importante ressaltar que nenhum paciente teve seu atendimento prejudicado pela falta de energia. Os geradores entraram alimentando as principais áreas do hospital”, disse.

Ao G1, a A Equatorial informou que vem operando com mais de 30 equipes para solucionar problemas decorrentes do temporal ocorrido nessa sexta-feira em Teresina, que registrou rajadas de vento de 100 km/h e deixou estragos na cidade.

Do G1 PI