Médicos fazem cirurgia inédita no Brasil com técnica alternativa para tratamento de obesidade

Médicos fizeram procedimento inédito em Rio Preto — Foto: Reprodução/TV TEM

Um homem de 39 anos, com obesidade de grau moderado, foi submetido a um procedimento experimental em um hospital particular de São José do Rio Preto (SP), na quarta-feira (29).

Segundo os médicos, a cirurgia conhecida como “Bariclip”, usada como uma alternativa para quem sofre com doenças desencadeadas pelo excesso de peso, é inédita no Brasil.

“A indicação dessa cirurgia foi porque o paciente não tinha um Índice de Massa Corpórea (IMC) adequado para fazer um procedimento bariátrico. Hoje, os procedimentos regulamentados no Brasil, necessitam que o paciente tenha um IMC entre 35 e 40”, afirma o cirurgião Roberto Luiz Kaiser Júnior.

O “Bariclip” é um instrumento de titânio, revestido de silicone, com 15 centímetros de comprimento. O produto, que é colocado por um cateter por meio de uma vídeolaparoscopia, ‘prende’ parte do estômago, fazendo com que o paciente sinta menos fome. De acordo com os médicos, a cirurgia é bem menos invasiva do que a bariátrica.

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) já autorizou a importação do “Bariclip” para realização de 50 procedimentos. A técnica já é realizada nos Estados Unidos.

Quinze pacientes, de Rio Preto e São Paulo, vão recebê-lo nos próximos dias. Eles já estavam sendo acompanhados por uma equipe multidisciplinar e não vão pagar nada pela cirurgia. A ideia é fazer com que o procedimento possa ser oferecido pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

“Você precisa do registro definitivo da Anvisa. O produto, em questão, está em processo de registro e a expectativa é que, no primeiro semestre de 2020, ele seja deferido para que possa ser oferecido à população”, afirma Felipe Dalpra, responsável pelo projeto no Brasil.

Do G1