Lava Jato: PF cumpre mandados de buscas contra crime eleitoral

A PF (Polícia Federal) cumpre sete mandados de busca e apreensão em São Paulo (SP) e Brasília (DF) no âmbito da operação Lava Jato na manhã desta terça-feira (14). 

Batizada de Dark Side, está é a primeira fase da operação Lava jato junto à Justiça Eleitoral de São Paulo. Além dos mandados, a justiça pediu o bloqueio de contas bancárias e imóveis dos investigados. 

As autoridades constataram a existência de indícios do recebimento de doação eleitoral não contabilizada por parlamentar federal, de maneira dissimulada, durante as campanhas dos anos de 2010 e 2012, no valor total de R$ 1,7 milhão. 

Segundo a PF, os “pagamentos teriam ocorrido por meio da simulação da prestação de serviços advocatícios e também mediante o pagamento de valores em espécie, contando para isso com doleiros contratados pelo referido grupo”.

Um escritório de advocacia tinha como sócio o genro do parlamentar e o local realizava a simulação da prestação de serviço. Com a quebra do sigilo bancário do referido escritório, foi identificada também a transferência de valores próximos à eleição de 2012, vindos de uma entidade sindical relacionada ao parlamentar investigado e não declarada em sua campanha.

As investigações também apontam operações financeiras que se enquadram no crime de lavagem de dinheiro. 

Fonte: r7