Governo vai repassar mais de R$ 4 milhões a seis municípios atingidos por desastres naturais

Vítima de inundações, a cidade de Manacapuru, no Amazonas, vai receber a maior parcela. Serão quase dois milhões de reais para a compra de kits de alimentação, limpeza, higiene pessoal e dormitório, além de aluguel de barcos e lanchas. Ainda no Amazonas, as cidades de Anori e Barreirinha também terão acesso a recursos para ações de resposta às inundações. 

Em Minas Gerais, a cidade de Santa Margarida vai receber mais de R$ 340 mil para restabelecimento do tráfego após chuvas intensas. Já os municípios de Novo Repartimento, no Pará, e Cláudia, no Mato Grosso, receberão recursos da Defesa Civil Nacional para a reconstrução de bueiros danificados pelas chuvas.

Municípios e estados de todo o Brasil podem solicitar recursos para resposta aos desastres naturais e reconstrução de estruturas públicas danificadas. O coronel Alexandre Lucas, secretário nacional de Proteção e Defesa Civil, explica como deve ser feito o pedido.

“Os municípios de todo o Brasil podem acessar recursos para resposta aos desastres. É importante que o prefeito ou o governador decrete situação de emergência, encaminhe a documentação via S2ID para que possamos apoiar com nossos recursos.”

O S2iD é o Sistema Integrado de Informações sobre Desastres. A ferramenta pode ser acessada em s2id.mi.gov.br

A Defesa Civil Nacional também reconheceu nesta segunda, 7 de junho, situação de emergência em quinze cidades do país por conta de desastres naturais. 14 delas passam por estiagem e uma registrou inundações.

Para saber mais sobre as ações de defesa civil do Ministério do Desenvolvimento Regional, acesse mdr.gov.br.

Qual sua opinião?