Fortes chuvas causam transtornos com alagamentos em Maceió-AL

Ônibus tentou passar na rua alagada em Maceió e ficou preso; passageiros precisaram ser resgatados de bote — Foto: Magda Ataíde/G1

As fortes chuvas que atingem Maceió desde a madrugada desta segunda-feira (28) deixaram os moradores do bairro do Pinheiro em pânico. O asfalto da Rua Alameda São Benedito cedeu e abriu novas crateras na região que sofre com fissuras nas edificações desde março de 2018. Moradores de um dos blocos precisaram sair dos apartamentos rapidamente sob orientação da Defesa Civil como medida preventiva.

De acordo com a Defesa Civil, uma aeronave sobrevoa a região para fazer o monitoramento da situação. As crateras se abriram e equipes da Defesa Civil estadual e municipal estiveram no local para realizar a evacuação. A Superintendência de Transporte e Trânsito (SMTT) também esteve presente e interditou a rua.

Conforme informações da Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), as fortes chuvas foram formadas por um Vórtice Ciclônico de Altos Níveis no Oceano Atlântico, próximo à costa de Alagoas, as pancadas se concentraram na região metropolitana, Baixo São Francisco e Zona da Mata durante. Segundo o órgão, o volume de chuva registrado até o momento e a continuidade dela pode ultrapassar os 50 mm/dia e causar transtornos na região vulnerável do bairro do Pinheiro.

Devido ao grande volume de água que cai na cidade, diversas avenidas ficaram alagadas causando pontos de trânsito na capital alagoana. Um coletivo ficou ilhado na rua Miguel Palmeira, no bairro do Farol ao tentar passar pela via. O Corpo de Bombeiros precisou utilizar um bote inflável para retirar os passageiros de dentro do veículo. Para qualquer ocorrência, a orientação é que a população acione a Defesa Civil de Maceió por meio do número 0800 030 6205 ou o Corpo de Bombeiros no 193. Há pontos de alagamento na capital, a exemplo dos bairros Pinheiro, Cambona, Bebedouro e Farol.

Do OP9