Diretor do Butantan diz estranhar ausência da CoronaVac em nota do governo

O diretor do Instituto Butantan, Dimas Covas, ao apresentar a vacina Coronavac – foto: Sérgio Lima/Poder360 21.10.2020

O presidente do Instituto Butantan, Dimas Covas, disse achar “muito estranho” que a CoronaVac, vacina contra a covid-19 produzida pelo laboratório chinês Sinovac, não seja mencionada em nota do Ministério da Saúde.

A pasta informou nesse domingo (22.nov.2020) que se reuniu com representantes de laboratórios para coletar detalhes técnicos de possíveis imunizantes. Citou encontro com Pfizer (EUA), Janssen (Bélgica), Bharat Biotech (Índia), RDIF (Fundo Russo de Investimento Direto) e Moderna (EUA).

Muito estranho [a Sinovac não ser mencionada]. O Butantan já apresentou suas condições de fornecimento ao ministério e as informações técnicas. Isso foi feito em setembro”, disse Covas à CNN Brasil na noite desse domingo (22.nov). “Recebemos um memorandum de intenção naquela época.

No fim de outubro, o Ministério da Saúde informou que compraria 46 milhões de doses da CoronaVac. O protocolo de intenções que estabelece as condições da compra foi assinado pelo ministro Eduardo Pazuello. Um dia depois, o presidente Jair Bolsonaro decidiu cancelar o acordo.

Na época, Bolsonaro afirmou que seu governo não compraria “vacina da China” e não manteria diálogo com o governador de São Paulo, João Doria (PSDB).

O governo do Estado de São Paulo tem parceria com a Sinovac, através do Butantan, para a realização de testes do imunizante no Brasil. O acordo prevê também a transferência de tecnologia para a produção da vacina em solo nacional e a disponibilização de 6 milhões de doses. As primeiras 120 mil chegaram na última 5ª feira (19.nov) ao Brasil.

Poder 360