Datafolha: propostas de Bolsonaro para o trânsito são reprovados pela maioria da população

Uma pesquisa Datafolha mostra que a maioria da população brasileira se opõe aos planos do governo de Jair Bolsonaro para flexibilizar regras de trânsito. De acordo com o levantamento, a proposta de acabar com a multa para o transporte de crianças de até 7 anos em veículos sem cadeirinha é a mais impopular — 68% dos entrevistados a rejeitam.

Entregue pessoalmente por Bolsonaro na Câmara dos Deputados, no começo de junho, o projeto de lei prevê a imposição de advertência por escrito para o transporte sem cadeirinha. A oposição ao fim da multa para esta infração chega a 70% no estrato dos entrevistados habilitados a dirigir.

A maioria dos portadores de Carteira Nacional de Habilitação (CNH) ainda são contra o projeto de retirar radares de rodovias federais — medida de Bolsonaro contra o que ele chamou de “indústria da multa”. Entre os entrevistados, 21% afirmaram ter sido multados nos últimos 12 meses. O fim dos equipamentos de fiscalização de velocidade nas estradas é rejeitado por 67% da população, aponta a pesquisa. O ministro da Infraestrutura contradisse Bolsonaro e garantiu a instalação de 4,2 mil novos radares.

O Globo