Após dias de superlotação, corredores de emergência do HGF se encontram vazios nesta sexta-feira, 25

Os corredores de emergência do Hospital Geral de Fortaleza (HGF), que no ápice de ocupação já chegaram a suportar cerca de 180 pacientes, se encontram vazios nesta sexta-feira, 25, feriado de Natal. De acordo com informações divulgadas pela instituição, em coletiva realizada nesta tarde, o esvaziamento atípico registrado é resultado do projeto “Lean nas Emergências”, que busca melhorar o fluxo de atendimento hospitalar público no Brasil.

Francisco de Lucena, diretor médico da entidade, afirmou durante a coletiva que o hospital já vinha realizando ações para conseguir reduzir o tempo de espera dos pacientes. O profissional destacou que a quantidade de leitos da instituição estava sendo inferior ao número de pessoas que precisavam ser atendidas, o que fazia com que muitas acabassem aguardando por leitos em macas nos corredores.

“Quando você está com o sistema sobrecarregado você aumenta o risco (do paciente), aumenta a possibilidade de uma resolução não adequada (do problema)”, pontuou Lucena.

Aliado às ações já adotadas pelo hospital, o projeto possibilitou que a superlotação dos corredores de emergência fosse sendo reduzida, chegando a zerar nesta sexta. Francisco ainda informou que um paciente conseguia, em média, ter um desfecho do atendimento em até oito dias, índice que hoje caiu para um dia e meio no máximo – sendo a meta estabelecida de 24 horas.

Em publicação realizada no Instagram, a Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) anunciou o esvaziamento dos corredores de emergência do HGF e ainda destacou que os corredores desse porte do Hospital da Messejana (HM) também estavam sem pacientes. Esses, no entanto, se encontram assim já há mais de um mês – também em resposta às ações do projeto.

Medida e funcionamento no Ceará

A metodologia integra o Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (Proadi-SUS), do Ministério da Saúde (MS), e está sendo realizada em conjunto com o Hospital Sírio-Libanês. Entre as ações desenvolvidas pelo projeto está a capacitação de profissionais para reduzir o tempo em que pacientes passam esperando por atendimento nas unidades públicas.

No Ceará, cinco hospitais participam do projeto: Hospital de Messejana Dr. Carlos Alberto Studart Gomes (HM), Hospital Infantil Albert Sabin (Hias), Hospital Geral Dr. César Cals (HGCC), Hospital Geral de Fortaleza (HGF) e o Hospital Regional do Cariri (HRC). Além disso, seis Unidades de Pronto Atendimento (UPA) de Fortaleza também aderem à metodologia.

De acordo com Fernando Lucena, para integrar projeto o HGF recebeu consultores especiais, que passaram seis meses observando o fluxo do hospital e elaborando estratégias. Além disso, os profissionais de saúde da entidade foram capacitados para contribuir na otimização do tempo de atendimento, assim como grupos foram formados internamente – visando o mesmo objetivo.

Fonte: Jornal O Povo