Apesar da liberação por decreto, igrejas continuam somente com celebrações virtuais em Fortaleza

As celebrações continuarão ocorrendo somente de forma virtual
Foto: Natinho de Fortaleza

As celebrações religiosas de igrejas católicas e evangélicas seguem sem a presença de público e não haverá alterações, em Fortaleza. Neste sábado (10), o governador Camilo Santana liberou a retomada gradual das atividades presenciais em Igrejas no Ceará.

A partir de segunda-feira (12), os espaços religiosos poderão receber até 10% da capacidade de público em celebrações. Apesar da flexibilização, as autoridades religiosas da Capital optaram por não reabrir.  

Em razão do cenário crítico da pandemia de Covid-19, a Arquidiocese de Fortaleza decidiu que os templos da Igreja Católica Apostólica Romana continuam fechados para o público.Em nota, o arcebispo Dom José Antonio considera que “o cenário da Covid-19 no nosso Estado ainda preocupa e inspira cuidados (a ponto de o governo manter o isolamento social rígido)”. 

Diante disso, a autoridade religiosa determinou que “as celebrações nas comunidades eclesiais católicas e que os atendimentos pastorais, continuem acontecendo conforme o que foi anteriormente determinado”. 

E com os devidos protocolosmesmo nos dias e horários permitidos pelo atual decreto, até quepossamos ter, ainda que com público reduzido, as celebrações presenciais também nos finais de semana, em que celebramos o Dia do Senhor, com mais segurança e estabilidade”, complementa a nota. 

A Arquidiocese diz que espera novos posicionamentos das autoridades sanitárias e determinações dos decretos governamentais futuros para alteração das medidas.  

Diário do Nordeste