
O “morango do amor” tem provocado uma verdadeira corrida às confeitarias de todo país e é a mais nova sensação da Internet. Mas além dos diversos conteúdos positivos publicados nas redes sociais, que incluem desde profissionais ensinando a fazer a receita até celebridades saboreando a sobremesa, também viralizaram vídeos de pessoas que quebraram dentes ou lentes dentais.
Em outros casos, pacientes tiveram próteses ou contenções ortodônticas arrancadas por ficarem grudadas no caramelo que reveste o doce.
Por esse motivo, o programa CFO Esclarece, voltado à divulgação de informações de utilidade pública e educativas no âmbito da Odontologia e da Saúde Bucal, fez uma lista de 3 pontos de atenção para que o “morango do amor” possa ser consumido com segurança:
1 – Evite fraturas ao morder o doce
A casquinha externa do “morango do amor” é dura e pode quebrar dentes e restaurações em geral. Esse quadro fica ainda mais sensível em caso de haver restaurações extensas, especialmente nos dentes da frente, sendo necessário cuidado redobrado.
2 – Não deixe a cárie estremecer essa relação de amor
A receita que viralizou na Internet tem alto índice de açúcar. Então, atenção: o amor pelo morango pode acabar se houver espaço para o desenvolvimento da cárie. A vilã dos sorrisos é provocada pelo acúmulo de biofilme e pela ingestão frequente de açúcares e carboidratos fermentáveis, levando à desmineralização dos dentes.
3 – Pacientes com facetas, próteses e aparelhos ortodônticos não devem ingerir alimentos duros e pegajosos
O caramelo do “morango do amor” possui textura dura e pegajosa, uma combinação perigosa para pacientes que fazem uso de facetas, próteses fixas ou removíveis (totais ou parciais) e aparelhos ortodônticos.
Dependendo do acidente, é possível haver danos irreversíveis aos dispositivos, que podem ser arrancados da boca por ficarem grudados ao doce. Além disso, ao serem danificados, eles podem provocar lesões na cavidade oral. Dessa forma, a indicação dos cirurgiões-dentistas é que esses pacientes não consumam o “morango do amor”, assim como outros alimentos com características semelhantes.
Fonte: CRO