Walfredo Gurgel atende mais de 700 vítimas de acidentes de moto por mês

Média de atendimentos de pessoas vítimas de acidente de moto não para de crescer no Walfredo Gurgel. Foto: Dayvissom Melo

O Hospital Estadual Monsenhor Walfredo Gurgel atendeu em março deste ano 765 pessoas vítimas de acidente de moto. Esse número é o recorde registrado desde que a unidade começou a implantar um monitoramento mais preciso para este tipo de ocorrência.

Este número, dividido pela quantidade de dias do mês, resulta em quase 24 atendimentos diários. É como se a cada hora, todos os dias, uma pessoa vítima de acidente de moto fosse levada à porta da unidade necessitando de socorro.

Esse dado já demonstra como o problema é grave. Mas há um outro que revela quão pior a situação está: a média mensal em 2023 foi de 700 atendimentos para pessoas vítimas de acidente de moto.

Ou seja, um ano inteiro, todos os dias, de hora em hora, uma pessoa acidentada de moto chegando no Walfredo Gurgel. Em 2020, essa média foi de 626 atendimentos por mês. Em 2021, 598. Em 2022, 635. Essa série indica que nos últimos três anos houve crescimento de 11,82% (2020 para 2023).

Somente em fevereiro e março deste ano foram 1.420 atendimentos do tipo. Em fevereiro e março de 2023, o número foi de 1.190. A diferença representa um crescimento de 19,3%. Além de tudo isso, há uma outra preocupação: a média não para de crescer e está em 710.

Atualmente, os pacientes vítimas de acidentes de moto “são a principal causa de internação no hospital”. A maioria dessas vítimas é atendida com fratura na perna ou tornozelo; fratura no antebraço ou traumatismo intracraniano.

Quem tem se debruçado sobre esses números é o Núcleo de Acesso à Qualidade Hospitalar (NAQH). O coordenador do setor, Denis Job, explica que a quantidade de pessoas vítimas de acidente de moto e o crescimento desses números se tornaram uma grande preocupação.

Leia matéria completa: Novo Notícias