Restaurante em Ponta Negra é flagrado fazendo “gato” de energia

Foto: Cosern

Um restaurante em Ponta Negra, na Zona Sul de Natal, foi flagrado utilizando uma fraude de energia (o popular “gato”) por equipes da Neoenergia Cosern na manhã desta quinta-feira (25), em mais uma ação da “Operação Varredura”.

A energia que estava sendo furtada chegava até o restaurante por meio de um desvio embutido – ou seja, não passava pelo medidor da distribuidora.

Ao longo de 2023, a Neoenergia Cosern identificou e desativou 5.711 fraudes em todo o estado. O volume de energia que estava sendo desviada e foi recuperada pela “Operação Varredura” dava para abastecer durante 30 dias, por exemplo, os municípios de Parnamirim e de Caicó, juntos.

No ano passado, seis pessoas foram presas pela polícia praticando esse tipo de crime no Rio Grande do Norte.

O gato de energia é um crime previsto no artigo 155 do Código Penal e a pena para o responsável pela irregularidade (fraude, furto ou adulteração de medidor) pode chegar a oito anos de reclusão. Além de crime, o “gato” representa risco de morte a quem faz e a quem está próximo. A ligação clandestina também provoca perturbações no fornecimento de energia da região e pode causar a queima de eletrodomésticos dos vizinhos no local onde é feita.