Parceria entre UnP e Emater capacita agricultores familiares para movimentar economia no período junino

Foto: UnP/Divulgação

Com a proximidade do mês de junho, surge a expectativa das festividades juninas, da gastronomia típica e da oportunidade de renda extra. Neste contexto, a Universidade Potiguar (UnP), integrante do maior e mais inovador ecossistema de qualidade do Brasil: o Ecossistema Ânima, e o Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater-RN) ofertarão uma oficina de comidas típicas voltada para os agricultores familiares.

A iniciativa é fruto de uma parceria estratégica e é realizada por meio do projeto Gastronomia Regional, inserido no curso de Gastronomia. A ação também integra as atividades de aniversário dos 43 anos da UnP, marcadas pela valorização das raízes locais.

As oficinas acontecem nos dias 21 e 23 de maio e os agricultores familiares terão a oportunidade de aprender técnicas culinárias tradicionais para preparar pratos típicos juninos utilizando os produtos cultivados em suas próprias terras.

A capacitação será conduzida pelos técnicos da Emater, Alexandre Dantas, Leila Paiva e Ana Valéria, e também contará com a participação de alunos e preceptores do curso de Gastronomia da UnP.

Além das oficinas práticas, os agricultores terão a oportunidade de participar de sessões teóricas. Eles aprenderão conceitos fundamentais de empreendedorismo, receberão orientações sobre precificação de produtos e serão instruídos sobre as embalagens mais adequadas para seus produtos.

“Essa parceria enaltece a relevância dos agricultores familiares na preservação da autenticidade da culinária regional. Esta iniciativa não só procura evidenciar a importância de apoiar e valorizar esses produtores, mas também busca promover a sustentabilidade e o progresso das comunidades rurais. Além disso, representa uma valiosa oportunidade de intercâmbio de experiências para os nossos alunos”, explicou o coordenador de área da UnP, professor Jordan Medeiros.

A parceria entre a UnP e a Emater já rendeu frutos com o projeto de Gastronomia Regional para os agricultores familiares. Em 2023, ele foi premiado e conquistou o 3º lugar no 1º Prêmio Inova RN, idealizado pelo Governo Estadual.

Copy link