Natal é a capital do Nordeste com mais pacientes diabéticos

Camila Pereira – Endocrinologista do Promaterfoto: ideiacomunicação

Com o intuito de conscientizar a população sobre Diabetes Mellitus (DM), na próxima quarta-feira (26), é comemorado o Dia Nacional do Diabetes. De acordo com a pesquisa Vigitel 2023, Natal é a capital com mais casos da doença no Nordeste e ocupa a quarta posição no ranking nacional em quantidade de pacientes diabéticos. Os dados são alarmantes e preocupam a comunidade médica.

A doença se manifesta de duas maneiras, sendo o tipo 1 ocasionado de maneira autoimune, quando a produção de insulina é insuficiente no organismo. No que diz respeito ao Diabetes tipo 2, que corresponde à maior parte dos casos de prevalência no Brasil, surge a partir da resistência à insulina, que pode ser provocada por tabagismo, sedentarismo e alimentação não saudável.

Segundo a endocrinologista do Hospital Promater, Camila Pereira, a patologia está diretamente relacionada com a obesidade. “Controlar o peso é fundamental, porque geralmente o diabetes tipo 2 desenvolve-se em pacientes com quadro de obesidade, então, o aumento de peso leva você a ficar diabético. Por isso, é importante manter um estilo de vida saudável, manter-se fisicamente ativo e fazer seus exames periodicamente”, ressalta a especialista.

Apesar de ser crônica, a patologia pode ser controlada. Para isso, é necessário o acompanhamento com especialistas da área. O Hospital Promater possui uma equipe multidisciplinar que presta atendimento para pacientes que precisam controlar a doença.

Fonte: Ideia Comunicação

Copy link