Milei vira boneco gigante e desfila no carnaval de Olinda pela primeira vez

g1 Pernambuco

Presidente da Argentina Javier Milei virou boneco gigante em Olinda — Foto: Ricardo Labastier/Titular Fotografia

Desfilam, nesta segunda-feira (12), os bonecos gigantes feitos em homenagem ao presidente da Argentina, Javier Milei, e ao rei Charles III. Esta é a primeira vez que os bonecos percorrem as ladeiras de Olinda, em um dos momentos mais tradicionais do carnaval da cidade.

“Até o tango vai cair no frevo”, disse o artesão Leandro Castro, criador e produtor da Embaixada dos Bonecos Gigantes, que fica na Rua do Bom Jesus, no Recife.

O boneco do presidente argentino trouxe algumas características marcantes dele, como as costeletas e uma camisa da Seleção Argentina de Futebol.

Milei e Charles III se juntam a outros nomes da política mundial, como o ex-presidente dos Estados Unidos e atual pré-candidato à presidência do país, Donald Trump; e o presidente da Coreia do Norte, Kim Jong-un. Outro destaque é a mãe de Charles, a rainha Elizabeth II, que morreu em 2022.

Além dos líderes políticos, o boneco do piloto Ayrton Senna, que morreu em 1994, recebeu uma nova versão. “É a questão de a gente ser autocrítico e tentar sempre melhorar. Mais expressivo, com mais detalhes estéticos. Ele é um herói mundial e merece isso”, disse Leandro.

Os bonecos atingem, em média, 4 metros de altura e são modelados na argila, o que facilita a criação de expressões faciais. No final, eles são finalizados em fibra de vidro.