Em 2023, Brasil teve menor número de assassinatos dos últimos 14 anos, diz governo federal

Foto: Jardiel Carvalho/Folhapress

s polícias brasileiras registraram 40.464 assassinatos em 2023, menor número em 14 anos, segundo o Ministério da Justiça e Segurança Pública. Em relação a 2022, quando ocorreram 42.190 crimes letais intencionais, a redução é de 4,09%, “o que representa quase 2 mil vidas de brasileiros e brasileiras salvas”, diz a pasta.

Entram na conta os seguintes crimes: homicídio doloso, latrocínio, feminicídio e lesão corporal seguida de morte. As informações foram levantadas do Sistema Nacional de Dados de Segurança Pública, e são uma soma dos registros nos 26 estados e no Distrito Federal.

“Cumprimento todos os profissionais da segurança, com a certeza de que 2024 seguirá a trajetória de redução, o que é fundamental para o país”, publicou o ministro Flávio Dino em uma rede social. Na quinta-feira (1º), ele deixa a pasta para assumir uma vaga no STF (Supremo Tribunal Federal).

Os números de todos os crimes com mortes intencionais caíram, segundo o levantamento. A principal baixa foi em latrocínios, que são os roubos seguidos de morte — redução de 23,64% em relação a 2022. A menor redução foi a de feminicídios: 1,86% a menos que no ano anterior.

R7