Cliente é presa por chamar segurança de restaurante de ‘negro macaco’ em Mossoró

Delegacia de Plantão de Mossoró — Foto: Pedro Hugo/Inter TV Costa Branca

Uma mulher de 24 anos de idade foi presa em flagrante neste fim de semana em Mossoró, na Região Oeste do Rio Grande do Norte, após chamar o segurança de um restaurante de “negro macaco”. A ofensa foi registrada em vídeo (veja acima).

De acordo com a Polícia Civil, a mulher, que era cliente do restaurante, foi autuada pelo crime de injúria racial.

O caso aconteceu por volta das 23h30 de sábado (3). De acordo com a Polícia Militar, a mulher havia discutido com garçons do restaurante e, já na saída do estabelecimento, ofendeu o segurança.

“O rapaz tentou apaziguar. Nessa hora, ela começou a chamar o rapaz de ‘macaco’, de ‘negro’. Ouvimos todas as partes e tentamos ouvi-la, mas ela estava muito alterada. Por isso, resolvemos levar as partes para a delegacia”, explicou o sargento Jair Maia, do 12º Batalhão da PM.

O caso foi registrado na Delegacia de Plantão de Mossoró. A mulher passou por uma audiência de custódia no domingo (4) e foi solta. Ela vai responder ao processo em liberdade e, caso condenada, pode pegar até 5 anos de prisão em regime fechado.

No vídeo, a mulher ainda diz para o segurança, após chamá-lo de “negro macaco”: “Agora faça o processo de racismo”.

A confusão, segundo a Polícia Civil, começou dentro do restaurante, que fica na Avenida Presidente Dutra, no bairro Alto de São Manoel.

Na delegacia, a mulher disse que havia discutido com uma garçonete que queria retirar pratos e talheres da mesa em que ela jantava com a família. Ela contou que pediu para só serem retirados quando todos terminassem a refeição.

A cliente disse ainda que chegou a ser ofendida pela garçonete, e que um rapaz da limpeza insistiu na retirada dos utensílios, mesmo após a primeira negativa.

A mulher pagou a conta para ir embora ao fim da noite, mas a discussão continou. Segundo a Polícia Civil, o segurança relatou na Delegacia de Plantão de Mossoró que a cliente ameaçou quebrar os vidros do restaurante e, que, já do lado de fora, disse que voltaria para dentro do estabelecimento, o que foi impedido por ele. Neste momento, ela o ofendeu.

Funcionários do próprio restaurante acionaram a Polícia Militar para relatar o crime. O caso será investigado pela Polícia Civil de Mossoró.

g1 RN