Unesco publica alerta para o uso excessivo de celulares nas salas de aula
jul
27
2023
Um relatório, publicado pela Unesco, alerta para o uso excessivo de celulares nas salas de aula. Segundo a organização, a tecnologia não substitui o professor nem a socialização entre estudantes.
Os estudos reunidos pela Unesco dizem que o simples fato de estar próximo a um celular ou computador já causa distração do aluno, e que depois que isso acontece, os estudantes podem demorar até 20 minutos para voltar ao estado de concentração. Até os colegas ao redor podem perder o foco na tarefa escolar.
Para a organização mundial, as telas devem apenas complementar a educação, mas jamais vão substituir a figura do professor.
“A educação também tem que ser apropriar dessa nova ferramenta e proporcionar sua utilização da forma correta, trabalhando o uso pedagógico e podendo capacitar seus professores pra que utilizem da melhor forma”, afirma Rebeca Otero, coordenadora da área de educação da Unesco no Brasil.
Em um colégio de Canoas, na Grande Porto Alegre, celular não é colega de classe. Todo recurso digital tem uso controlado em sala de aula.
“No momento de aula é realmente voltado a atenção deles pro conteúdo que está sendo trabalhado, pros projetos que estão sendo desenvolvidos, e quando a gente utiliza a tecnologia educacional assim dentro do ambiente, são as tecnologias da escola que a gente já tem aqui”, afirma a coordenadora pedagógica Bárbara dos Santos Alves.
A estratégia da escola gaúcha é o que recomenda o relatório de monitoramento global da educação, publicado pela Unesco — o órgão das Nações Unidas destinado à educação. É a primeira vez que o documento analisa o uso das tecnologias.