SEDRAF reforça parceria com INCRA e MDA em solenidade de posse de novos gestores

O secretário Alexandre Lima, titular da Secretaria do Estado do Desenvolvimento Rural e Agricultura Familiar (SEDRAF), representou a governadora Fátima Bezerra na solenidade de posse do novo superintendente regional do INCRA (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária), Lucenilson Ângelo de Oliveira, e do coordenador estadual do Desenvolvimento Agrário no RN (MDA), Dário Andrade.

O evento ocorreu sexta-feira, 23 de junho, na sede do instituto, no bairro do Tirol, em Natal (RN), ocasião em que foi reforçada a parceria institucional entre as esferas Estadual e Federal no tocante à política agrária.

“Todas as 20 mil pessoas que estão em assentamentos são agricultores e agricultoras familiar e a gente tem muita clareza disso. Por muitos anos, ouvimos dizer que os assentamentos eram de responsabilidade do INCRA, mas temos a consciência de que esse dever é nosso. É de responsabilidade do Estado, nos âmbito federal, estadual e municipal”, afirmou o secretário.

Ele se referiu às ações e políticas públicas voltadas ao desenvolvimento dos das comunidades rurais assentadas, e também destacou o papel do poder público para a criação de novos assentamentos, por meio da retomada do Programa Nacional da Reforma Agrária.

Atuante desde a nomeação, Lucenilson está propondo uma gestão com base no diálogo com as instituições oficiais, os movimentos sociais e, sobretudo, com o público beneficiário, assentados e assentadas da reforma agrária, e trabalhadores e trabalhadoras rurais que lutam pelo acesso à terra. “O INCRA-RN passou seis anos de portas fechadas para quem é de direito, as famílias agricultoras, e estamos trabalhando arduamente para reparar essa omissão”, disse.   

Participaram da solenidade de posse as representações das FETARN, da FETRAF-RN e do MST; mandatos populares das deputadas estaduais Isolda Dantas e Divaneide Basílio e do deputado estadual Francisco do PT; da deputada federal Natália Bonavides e do deputado federal Fernando Mineiro; além de servidores públicos municipais, estaduais e federais.