RN tem 34 crianças aguardando por cirurgia cardíaca; Justiça Federal é acionada
nov
02
2023
Em virtude da suspensão da assistência cardiológica de média e alta complexidade, 34 crianças com problemas graves de coração esperam por uma cirurgia de urgência no RN. Além disso, 71 adultos, dentre eles 49 idosos, precisam de cateterismos de urgência e 180 pessoas aguardam cirurgias eletivas.
Os serviços foram suspensos porque o teto de financiamento já foi alcançado. A situação mobilizou os Ministérios Públicos Estadual e (MPRN) Federal (MPF), além das Defensorias Públicas do Estado (DPE) e da União (DPU), para ingressarem com uma ação civil pública na Justiça Federal, nessa terça-feira (31), com pedido de tutela de urgência para garantir o atendimento desses e outros pacientes prioritários.
De acordo com a promotoria da Saúde, os serviços de assistência cardiológica de média e alta complexidade deixaram de ser oferecidos, em sua plenitude, a partir da segunda quinzena de setembro. A suspensão coincide com o esgotamento do teto de financiamento para procedimentos de média e alta complexidade (MAC), que foi alcançado já no mês de agosto.
O atendimento desses pacientes, pela rede pública, é realizado em três unidades: Hospital do Coração, Hospital Universitário Onofre Lopes e Hospital Rio Grande.