Na Exponovos, Governo do RN abre Circuito de Exposições Agropecuárias de 2023

O governador do RN em exercício, Walter Alves e o prefeito de Currais Novos, Odon Júnior abriram oficialmente nesta sexta-feira (14), no Parque José Bezerra de Araújo, em Currais Novos, a 24ª ExpoNovos (Exposição Agropecuária de Currais Novos). A ExpoNovos abre o Calendário de Exposições Agropecuárias do Rio Grande do Norte 2023, que deverá passar ainda por 33 municípios.

Para este ano, o Governo do Estado vai investir cerca de R$ 3 milhões. O investimento é calcado no entendimento da importância e necessidade no desenvolvimento rural no estado que ganha, com conjunto de eventos, um grande impulso.

Na abertura, o governador em exercício frisou a importância das feiras agropecuárias para a economia local, que ganha com os negócios realizados nas exposições como também com a movimentação do comércio, que gera renda para grandes e pequenas empresas. A Exponovos deve reunir cerca de 1.500 animais. O evento é referência para toda a região do Seridó.

“As exposições agropecuárias são de extrema importância para as cidades potiguares, uma oportunidade de geração de renda que se estende desde os que vêm para vender seus animais e serviços como para os comerciantes da cidade e os empreendedores que aproveitam as feiras para vender algum serviço ou produto”, ressaltou Walter Alves, que esteve acompanhado do secretário adjunto da Sape, Marcelo Pessoa.

E complementou: É por isso que o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Agricultura, faz questão de promover o Circuito de Exposições. Este ano estamos investindo R$ 3 milhões para que ele aconteça. E esperamos que ano que vem esse valor seja maior e tenhamos mais que os 34 eventos marcados para este ano”.

A Exponovos segue até o dia 16 de abril e está sendo realizada no Parque de Exposições José Bezerra de Araújo. A programação inclui o Torneio Leiteiro Bovino e Caprino, Julgamento de Raças, Leilão, Feira de Negócios, atrações culturais e shows musicais, entre outros.

Na Exponovos, o Governo do Estado estará com um estande montado para exposição das ações e serviços de Secretarias Estaduais e órgãos da Administração Indireta. A Empresa de Pesquisa Agropecuária do RN (Emparn) estará expondo Bovinos das raças Sindi, Gir e Guzerá e fará a distribuição de raquetes de Palma Forrageira para produtores rurais da região.

Já o Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater), em parceria com a Secretaria Municipal de Currais Novos, participará do espaço denominado “Fazendinha”. Trata-se de uma unidade demonstrativa que vai expor temas inerentes à convivência com o Semiárido, como barragens subterrâneas e cisternas, entre outros.

O Instituto de Gestão das Águas do Estado (Igarn) também estará presente realizando o cadastramento de usuários de água de Currais Novos e região.  E a Agência de Fomento do RN (AGN) manterá uma equipe de consultores da instituição, atendendo o público em um estande e oferecendo a linha de crédito Pró Pecuária. O financiamento é voltado especialmente para os produtores da pecuária do estado do Rio Grande do Norte.

O Circuito de Exposições conta, ainda, com a parceria de Secretarias estaduais, órgãos da administração indireta, instituições financeiras, Prefeituras Municipais e diversas entidades ligadas ao setor como, a Associação Norteriograndense de Criadores (Anorc) e a Associação Norteriograndense de Ovinos e Caprinos (Ancoc).