Mulher em surto passa fim de semana amarrada em poltrona de UPA à espera de transferência em Natal

Uma mulher de 42 anos em surto psicótico ficou amarrada a uma poltrona na Unidade de Pronto-Atendimento (UPA) do bairro Potengi, Zona Norte de Natal, durante o fim de semana, enquanto aguardava transferência para um hospital especializado.

De acordo com informações do filho da paciente, ela chegou à unidade de saúde na madrugada de sexta-feira (11) e permaneceu no local até a manhã desta segunda-feira (14), ainda amarrada à poltrona.

Após sua chegada à unidade, a mulher foi posicionada na sala de medicação, próxima a outros pacientes da unidade. O filho da paciente relatou que a mulher estava apresentando comportamento agressivo.

Questionada sobre o incidente, a Secretaria Municipal de Saúde esclareceu que as UPAs têm a responsabilidade de receber os pacientes, estabilizá-los e encaminhá-los ao sistema de regulação. O município se comprometeu a providenciar o deslocamento da paciente assim que receber informações sobre a unidade de destino.

A Secretaria Estadual de Saúde Pública informou que a Central de Regulação recebeu o pedido de leito para a paciente e encaminhou a solicitação ao Hospital Geral João Machado. Espera-se que o hospital forneça uma resposta sobre a requisição nas próximas horas desta segunda-feira (14).

Portal 96 FM

Copy link