Loja denuncia racismo em pedido por aplicativo, no RS

Uma pastelaria da cidade de Campo Bom, no Rio Grande do Sul, denunciou um caso de racismo cometido por uma cliente ao fazer um pedido na loja, na noite desta terça-feira. No campo de “observações” do aplicativo, a consumidora pediu, “por gentileza”, que a loja enviasse “um motoboy branco” por não gostar de pessoas negras “encostando” em sua comida.
Responsável pelo atendimento, Daniela Rodrigues é proprietária do estabelecimento — uma franquia do restaurante Hora do Pastel —, e conta que a notificação chegou às 20h.
A observação da cliente, identificada como Andressa Oliveira, foi feita no pedido, e, em seguida, no chat. Ao abrir, se deparou com o recado: “Última vez veio um motoboy negro. Peço a gentileza que mande um branco. Não gosto de pessoas assim encostando na minha comida. Obrigada!”, escreveu a cliente.
O motoboy negro em questão, no entanto, é o marido de Daniela. Gabriel Fernandes da Cunha também é proprietário da loja e, segundo a mulher, faz entregas em dias de maior movimento.
— Ela cita meu esposo, que é proprietário junto comigo. Foi bem dessa forma que aconteceu. Ela fez o pedido, colocou as observações e depois mandou mensagem com a mesma observação pelo chat — diz Daniela.
Após receber a mensagem da cliente, Daniela a repreende, pede que ela não compre mais na loja e diz que o motoboy ao qual a pessoa se refere é o dono da empresa. Ela também avisa que pretende denunciá-la. Após o recebimento da mensagem, o casal decidiu registrar ocorrência na 3ª Delegacia de Polícia Regional. O caso foi documentado como injúria racial consumada.
Fonte: O Globo