Lajes: Parceria entre Governo do Estado e Casa dos Ventos beneficia a agricultura familar

Sustentabilidade, resiliência climática e economicidade. O projeto Plantando o Futuro, desenvolvido pelo Governo do Rio Grande do Norte, sob a coordenação da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Rural e da Agricultura Familiar (SEDRAF), entra para a segunda etapa e envereda pelo viés da promoção da pecuária sustentável.

Ação foi apresentada nesta sexta-feira (04), na Estação das Artes Poeta Antônio Cruz, em Lajes (RN), pelo secretário Alexandre Lima e prevê a implantação de 24 campos de produção de forragem animal e alimento humano, com sistema de reúso de águas cinzas.

“As famílias selecionadas devem obrigatoriamente trabalhar com criações, pois o projeto visa a promoção da pecuária sustentável. Elas serão capacitadas para replicar o conhecimento adquirido”, disse o secretário Alexandre Lima.

Segundo ele, 60% do leite processado no estado são da agricultura familiar. Esta fase do projeto, que conta com investimento de R$ 300 mil mediante convênio com a empresa de energias renováveis Casa dos Ventos, tem o prazo de 24 meses para conclusão. O sistema de reúso será composto com as seguintes unidades: caixa de gordura, decantador, filtro biológico e tanque de irrigação. 

Presente ao evento, o gerente Daniel Monteiro (Desenvolvimento Fundiário) ressaltou que a empresa continuará a investir em benefícios para a agricultura familiar, no Rio Grande do Norte, visto que possui bastante investimentos no estado.

O prefeito Felipe Menezes encerrou o ato de lançamento, enaltecendo a parceria com o Governo do Estado, que tem sido evidenciada desde a criação da SEDRAF-RN, em 2019.