Governo do RN e Fecam planejam ampliar emissão de ‘carteiras de identidade’

A governadora Fátima Bezerra assegurou que o estado tem interesse em dar continuidade ao convênio que permite às câmaras municipais emitirem cédulas de identidade (Registro Geral). O anúncio foi feito durante o primeiro encontro da chefe do Executivo estadual com a atual diretoria da Federação das Câmaras Municipais do RN (Fecam-RN), na tarde desta terça-feira (8), no auditório da Governadoria.

De acordo com dados do Instituto Técnico e Científico de Perícia (Itep), de janeiro a julho deste ano foram emitidas no estado 171.644 cédulas de identidade. Dessas, 44.164 foram expedidas através das 139 câmaras municipais conveniadas. Os números apresentados pelo Itep-RN demonstram a importância do convênio e a ideia da governadora é continuar apoiando a iniciativa.

No encontro, Fátima Bezerra saudou a diretoria da Fecam-RN, empossada no mês de maio para o mandato de dois anos. E falou sobre o convênio entre as câmaras e o Itep, que deve ser não só mantido, mas também ampliado. Tanto para as câmaras que não fazem parte do convênio, como a ampliação de kits para os municípios que já fazem o atendimento.

“Quero primeiro falar da imensa satisfação em receber a nova diretoria da Fecam e garantir que a gente possa não só manter este convênio como também promover sua ampliação”, disse a governadora aos presidentes de câmaras de diversos municípios.

A governadora falou também do intuito de estreitar as relações entre o Governo do Estado e as câmaras municipais, com futuros estudos que possam detectar prováveis parcerias. “A ideia é que possamos avançar em outros tipos de parceiras para potencializar o papel tão importante como agente político, que é o papel do vereador”.

O presidente da Fecam, Wolney França (presidente da Câmara Municipal de Parnamirim), destacou que o encontro foi uma visita de cortesia para apresentar a nova diretoria à governadora. “Viemos apresentar este novo time, que hoje representa os 167 municípios do estado e que tem o intuito de trabalhar conjuntamente com as instituições”, disse. França também os envolvidos no sucesso do convênio das cédulas de identidade.