Escola Agrícola de Jundiaí recebe Ministro da Pesca e Aquicultura e Secretária Nacional de Aquicultura
nov
11
2023
No dia 14 de novembro, às 14h, a Escola Agrícola de Jundiaí (EAJ/UFRN) sediará o lançamento do curso Multiplicadores Aquícolas. A ação ocorrerá no Auditório Enock Amorim Garcia, da EAJ, e contará com a presença do Ministro da Pesca e Aquicultura, André de Paula, e da Secretária Nacional de Aquicultura, Tereza Nelma da Silva Porto Viana Soares.
O curso Multiplicadores Aquícolas foi desenvolvido em parceria com a Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO), a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e a Universidade de Brasília (UnB). A ação abrange assuntos relacionados à aquicultura, fornecendo aos participantes conhecimentos essenciais para se tornarem multiplicadores e promotores dessa atividade.
A atividade está dividida em nove módulos principais, cada um abordando um aspecto específico da aquicultura. Os participantes terão uma compreensão abrangente e detalhada dos principais aspectos da aquicultura, como: produção de diferentes espécies, sistemas de cultivo, manejo produtivo, regularização ambiental, beneficiamento de organismos aquáticos, gestão e comercialização. Os alunos capacitados poderão disseminar conhecimentos sobre aquicultura, promovendo o setor e contribuindo para o crescimento sustentável da atividade.
O curso teve início no dia 14 de agosto de 2023, contando com 3.600 alunos até o momento e tem duração de nove meses. A atividade é realizada a distância e tem carga horária de 160 horas, com certificado de extensão emitido pela UnB. Além disso, a ação foi premiada no dia 19 de setembro de 2023 com o troféu Necton do Pescado, na categoria Inovações em Políticas Públicas, concedido pela International Fich Congress.
O Brasil é um dos países que possui maior potencial para o desenvolvimento da aquicultura. Segundo a Agência Nacional de Águas (ANA), existem mais de 11 mil rios, riachos e córregos registrados no país, além de uma das maiores faixas costeiras do mundo, com mais de 8,5 mil quilômetros. Uma das metas do Ministério da Pesca e Aquicultura é aproveitar o potencial hídrico, climático e produtivo brasileiro e multiplicar o volume produzido, com a finalidade de gerar mais alimento, renda e emprego para os cidadãos.
Cronograma de atividades do evento
A partir das 14h: lançamento do curso, com a presença do Diretor da EAJ, Ivan Max Freire; a Secretária Nacional de Aquicultura, Tereza Nelma; o Secretário de Aquicultura do RN, Guilherme Saldanha; o Reitor da Universidade Federal do RN, Magnífico Dr. José Daniel Diniz Melo; a Governadora, Excelentíssima Fátima Bezerra; o Ministro da Pesca e Aquicultura, Excelentíssimo André de Paula.
15h30, às 16h15: Palestra 1 – Peculiaridades da aquicultura no RN, com o professor David Soares (Superintendente Federal do RN)
16h15, às 17h: Palestra 2 – Caracterização da Carcinicultura, com o professor Rodrigo Carvalho (docente de carcinicultura).